Organize a festa do seu filho gastando pouco

1º Passo: Quanto posso gastar?

O primeiro passo é definir o orçamento para a festa, ou seja, quanto pode gastar sem colocar em causa a estabilidade financeira da família. Desta forma, consegue perceber qual o número ideal de pessoas a convidar e ainda otimizar o orçamento para comida, evitando gastos desnecessários e desperdícios alimentares.

2º passo: Quanto vou gastar em quê?

Depois de definir o valor a gastar, comece a definir os valores que pretende gastar em cada aspeto da festa, como espaço, comida, decoração ou atividades. Defina prioridades e pense em alternativas sem custos associados. Por exemplo: o espaço para a festa é importante, mas consegue-o gratuitamente se optar por uma comemoração em casa ou num espaço público. O mesmo se aplica à decoração: reutilizar elementos decorativos ou improvisar novas decorações (com materiais que tem em casa) pode ser mais económico do que comprar tudo novo numa loja de artigos para festas.

3º Passo: Quem convidar?

Pretende convidar só os amigos do seu filho ou fazer uma comemoração alargada aos adultos? A escolha dos convidados depende da idade da criança e do orçamento que determinou para a festa. Nos primeiros aniversários é comum juntar família e amigos dos pais. Para evitar custos excessivos, pode apenas convidar os adultos que tenham filhos (além dos familiares mais próximos), até porque esta é uma festa de aniversário infantil. Para não ferir suscetibilidades, combine com outros amigos e familiares oportunidades de visita nos tempos próximos, como lanches ou passeios. Lembre-se de perguntar ao seu filho quais os amigos mais próximos que gostaria de ter na festa e faça uma lista de crianças a convidar.

4º passo: Onde fazer a festa de aniversário?

A opção mais económica é, sem dúvida, optar por fazer a festa de aniversário em casa ou, em alternativa, num espaço adequado cedido por um familiar ou amigo. Pode também alugar um espaço para a festa, porém irá aumentar o custo total da festa. Algumas ideias de espaços são:
  • Outra opção para uma festa de aniversário é optar por um espaço público, sobretudo se tiver uma extensa lista de convidados. Contacte a sua junta de freguesia ou associações locais para perceber se têm algum salão ou espaço amplo de utilização gratuita (ou aluguer a um preço simbólico). Algumas escolas cedem espaços para aniversários a custo zero, desde que garanta a limpeza do local depois da festa.
  • Peça informações a outros pais. Decerto alguém já pesquisou preços de locais para festas em ocasiões anteriores, portanto nada melhor do que pedir opiniões e dicas;
  • Se tiver bom tempo, pode optar por realizar a festa num jardim público. Gratuito e espaçoso, pode ainda aproveitar para organizar jogos de equipas, piñataspeddy papers, danças e outras atividades impossíveis de realizar numa festa em casa. Para delimitar o espaço da festa – e evitar a proximidade de desconhecidos – faça uma vedação improvisada com fitas e balões.

5º passo: Como definir as refeições?

A vantagem das festas em casa é que pode economizar também na alimentação. Observe o orçamento já estipulado por convidado e comece a pensar na refeição que vai servir. Quando estiver a fazer a lista, lembre-se de que, por norma, uma criança come e bebe menos do que um adulto. Conheça algumas dicas para poupar:
  • Planeie com antecedência. Se o seu filho faz anos no próximo mês, esteja atento às promoções nas superfícies comerciais. Desta forma, evita concentrar a despesa num único mês e aproveita para poupar dinheiro. Estas compras com antecedência são particularmente úteis em artigos como bebidas, aperitivos, enlatados e doces, ou seja, tudo o que esteja devidamente embalado e tenha um prazo de validade alargado.
  • Se vai cozinhar para a festa e tem pouco tempo para preparar o necessário, prepare alguns alimentos uns dias antes do grande dia e congelar. Esta pode ser uma opção para salgados, por exemplo.
  • bolo é o rei da mesa nos aniversários e, por isso mesmo, não pode faltar. Se quer poupar, recorra a familiares e amigos para perceber se há algum cake designer amador a precisar de treino. Em alternativa, a impressão de imagens em folha de açúcar está disponível em algumas grandes superfícies comerciais (a preços em conta). Lembre-se que o mais importante é o sabor. Um bolo caseiro delicioso fica sempre bem, é mais económico e fará certamente com que os convidados voltem à mesa para mais uma fatia.

6º passo: Como decorar o espaço?

Quer seja num espaço exterior, num salão alugado ou em casa, existem sempre formas de poupar na decoração. Se tiver aptidão para trabalhos manuais, pode personalizar alguns dos enfeites.
Mas mesmo quando se compram as decorações já feitas, existem truques a ter em conta:
  • Compre artigos duradouros que possam ser reutilizados nos próximos aniversários. Toalhas de papel ou pratos de papelão com a personagem preferida do seu filho podem parecer opções práticas. Porém, fazendo contas ao que pode poupar nos anos seguintes, a melhor opção é apostar em material resistente;
  • Os clássicos nunca desiludem. Artigos como balões ou apitos fazem sempre as delícias dos mais pequenos e pesam pouco na carteira;
  • Entre artigos intemporais e uma decoração temática, escolha os primeiros. Os artigos básicos, como pratos, copos, travessas e jarros para bebidas, por exemplo, podem básicos e não ter tema. Além de mais baratos, podem ser reinventados no ano seguinte. Opte por comprar apenas os acessórios decorativos, assim garante que faz sempre uma festa ao gosto do aniversariante;
  • Seja criativo. Cortinas de balões e serpentinas, brinquedos antigos a decorar a mesa e fios de pipocas ou gomas ao longo da toalha são algumas opções que irão abrilhantar a festa de aniversário.

7º passo: Como entreter as crianças?

Lembre-se que, mesmo sem atividades planeadas, as crianças têm sempre a capacidade de criar novas brincadeiras durante horas a fio. Afinal, a imaginação é o principal trunfo dos mais pequenos. Se, mesmo assim, pretende organizar atividades especiais para a festa, saiba que não precisa de grupos musicais, palhaços, insufláveis ou um mágico para criar um evento memorável. Como em todos os passos anteriores, basta um pouco de criatividade para dinamizar alternativas mais económicas:
  • Num espaço exterior, os jogos tradicionais são uma boa opção para entreter os convidados. Organize um jogo do lenço, uma corrida de sacos ou uma dança das cadeiras, por exemplo. Pode, até, convencer os adultos a participar, apelando à nostalgia do passado;
  • Jogos como charadas, em que uma equipa tem de adivinhar uma palavra através de mímica. Ou peddy papers de caça ao tesouro conseguem ocupar as crianças durante várias horas. Seja criativo nas pistas (relacionando-as com o tema da festa, por exemplo) e terá gargalhadas garantidas. Munido da máquina fotográfica (ou do telemóvel), capte o melhor momento de cada interpretação mímica;
  • Aproveite os talentos da família e amigos. Na sua rede de conhecidos, haverá decerto quem tenha aptidões artísticas para aproveitar, quer seja na modelagem de balões, pinturas faciais, canto ou ilusionismo. Porque não contratar um amigo ou familiar para atuar durante uma ou duas horas na festa, a um preço simbólico?
  • Uma ótima forma de economizarmos na hora da festa é nós mesmos fazermos a parte de papelaria.
    Uma ótima dica é você mesmo confeccionar a arte gráfica dos convites, tags e lembrancinhas. Se você se interessar em aprender mais sobre isso dá uma olhada nesse curso. É bem interessante: http://bit.ly/cursopapelaria2


Dicas do site: https://www.montepio.org/ei/pessoal/poupanca/festa-de-aniversario-para-criancas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada!